Alteração de Proprietário

Alteração de Proprietário

Alteração de Proprietário

Não é incomum haver alteração de proprietário de um imóvel e, se a propriedade não estiver vinculada a um contrato ativo de aluguel, alterar o locador é bastante simples: basta acessar o cadastro do imóvel e substituir o campo “Proprietário”.

Porém, se o imóvel estiver atribuído a um contrato ativo de aluguel, o processo de alteração de proprietário deve seguir o seguinte passo a passo, a fim de evitar problemas com a DIMOB:

  1. Acesse o menu “Cadastros => Imóveis”. Clique em “Novo” para fazer o cadastro do imóvel (mesmo que a propriedade já se encontre registrada no sistema). Mas calma! Não é necessário preencher todos os itens novamente. Ao clicar em “Novo”, fica habilitado no canto inferior esquerdo o botão “Copiar dados de outro imóvel”. Busque pelo cadastro já existente e dê um clique duplo sobre o resultado desejado. Os dados básicos do imóvel serão preenchidos. Agora altere o nome do proprietário. Complemente o cadastro com eventuais itens faltantes (inscrição imobiliária, por exemplo) e salve. Importante: não esqueça de definir o novo cadastro como “ATIVO” e o anterior como “INATIVO”.
  2. Acesse o menu “Aluguel Anual => Parâmetros de Contrato de Aluguel Anual”. Clique em “Novo” para cadastrar um novo contrato. Novamente: não é necessário preencher os dados um a um. Ao clicar em “Novo” fica habilitado no canto inferior esquerdo o botão “Copiar dados de outro contrato”. Localize o contrato anterior e dê um clique duplo sobre o resultado desejado para concluir o preenchimento dos itens. Importante: será necessário criar novo PCP e, ao salvar, alterar o imóvel para o recém-cadastrado, além de substituir o nome do proprietário.

Informações relevantes: ao criar o novo contrato, é importante marcar no cadastro novo a opção “É continuação de um contrato anterior” e, no antigo contrato, marcar “Continua em outro contrato”, além de rescindi-lo. Assim, evita-se que os contratos entrem nas estatísticas (novos ou encerrados) de maneira errônea. Vale ressaltar que o financeiro do contrato anterior fica registrado até a data da troca e, a partir do novo contrato, passa a ser gerado separadamente.

Talvez você se interesse por: