Conciliação Bancária

Conciliação Bancária

Conciliação Bancária

No dicionário, conciliar significa “estar em concordância; entrar em harmonia”. Me parece algo que todos desejam às finanças de uma empresa, né? A conciliação bancária consiste na construção do acordo entre os saldos e, no caso dos clientes da Atoda Sistemas, o AGI faz o papel do agente conciliador. A atividade compara, por exemplo, os lançamentos nos extratos bancários com os do controle financeiro.

É importante salientar, entretanto, que independente da ferramenta que faça uso, é necessário criar um processo rotineiro (semanal, mensal ou até mesmo semestral) de registro para uma conferência eficaz. É altamente recomendado também que se crie uma cultura de respeito aos prazos, a fim de evitar o pagamento de multas por atraso, por exemplo.

A seguir, listamos 4 passos básicos:

  1. Prestação de contas: registro diário de todas as entradas e saídas nas contas bancárias incluindo tarifas e juros, quando houver.
  2. Verificação dos dados: cruzamento dos saldos inicial e final do controle interno com o extrato bancário.
  3. Análise dos detalhes: conferência de valores e datas.
  4. Correção: reparação das divergências identificadas na etapa anterior.

No sistema AGI é ainda mais simples. No tutorial abaixo a gente explica brevemente como usar a ferramenta:

Vá ao menu “Financeiro => Conciliação Bancária => Conciliar”. Carregue o arquivo (.OFX) do banco clicando no botão “Carregar Arq OFX”. Em seguida, selecione ao menos a conta a ser verificada. Se for o caso, insira data e situação (conciliados, não conciliados) e clique em “Pesquisar”.
Ao clicar em “Marcar Automático” o sistema identificará as consistências e, para as encontradas, alterará a simbologia de um X vermelho para um quadrado. Ao clicar em “Salvar Dados” as operações conciliadas ficam marcadas como tal. Os dados que não tiverem sido lançados no sistema aparecerão apenas na metade da tela referente ao extrato bancário (lado direito). Já os lançamentos efetuados no AGI que não tenham entrado na conta (cheques, por exemplo), permanecerão apenas no lado da tela referente aos lançamentos do AGI (lado esquerdo).
Lançamentos não detectados automaticamente em virtude da divergência de dados podem ser marcados manualmente. O sistema AGI possui artifícios para robotizar lançamentos de bancos conhecidos, como tarifas bancárias, taxas de manutenção de conta, contas em débito automático entre outros. Ao fazer a conciliação automática e detectar os históricos do banco, o sistema já lança os novos registros no AGI, realiza a quitação e faz a conciliação. Assim, o sistema disponibiliza um relatório contendo o saldo real da conta, ao considerar o saldo do extrato e acrescentar e/ou diminuir os valores dos lançamentos do AGI.

Conciliacao

Pronto! Vale lembrar que é fundamental alimentar o sistema correta e frequentemente para uma conciliação de sucesso. Se restar dúvida sobre o uso da ferramenta, entra em contato com o nosso suporte!

Fonte: Conta Azul

Talvez você se interesse por: