Integração com Portais Imobiliários

Integração com Portais Imobiliários

Integração com Portais Imobiliários

Existe grande demanda por compreender como funciona a integração do sistema AGI aos portais imobiliários, então preparamos um (nem tão) breve tutorial:

Configuração:

Após adquirir o pacote de anúncios junto ao portal, é necessário, primeiramente, preparar o sistema para cumprir a função de administrar os imóveis. Para tanto, acesse o menu “Cadastros – Dados da Empresa (Config. Do Sistema)”, aba “Integração Outros Sistemas”. Se desejar que o portal não exiba o endereço do imóvel, clique na checkboxEnviar somente CEP + ESTADO + MUNICÍPIO + BAIRRO”.

Clique no botão “Configuração Específica por Empresa para Integração com o AGI (FTP, etc)”. Clique em “Novo”, selecione o portal no campo “Integrar com Empresa” (entre em contato para incluir novo portal). Fica a cargo da Atoda Sistemas preencher a Configuração do Servidor FTP/Web Service. Defina a quantidade máxima de registros (quando houver) no campo correspondente de acordo com o pacote contratado. Caso não haja limite de anúncios, deixe o campo zerado. Neste caso, é possível marcar a opção “Enviar imóveis que estejam dentro dos parâmetros abaixo”; o sistema filtrará, assim, todos os imóveis que se encaixem em descrição pré-definida (veja como definir em 1). Caso haja limite de anúncios, selecione a checkboxEnviar imóveis que estejam marcados ‘Enviar’ no Cadastro de Imóveis, aba Observações - Integração com Portais”. O sistema selecionará, assim, apenas aqueles destinados a anúncios, sem desperdiçá-los. É importante marcar também a opção “Enviar automaticamente durante a madrugada”. Ela determina que imóveis novos na pauta que se encaixem na descrição determinada para compartilhamento nos portais sejam automaticamente divulgados, bem como atualiza as informações de imóveis que tenham sofrido modificação. Salve.

Há duas formas de selecionar os imóveis que serão anunciados:

1. Tal método é indicado a pacotes ilimitados de anúncios. Vá ao menu “Consultas – Imóveis”. Faça uso dos filtros para buscar pelos imóveis de interesse. Vale ressaltar que os filtros selecionados são aqueles que ficarão salvos no campo “Enviar imóveis que estejam dentro dos parâmetros abaixo” nos dados da empresa. Recomenda-se fortemente que se selecionem ao menos as opções “Exposto na Internet: sim”, “Possui foto: sim” e “Somente disponíveis HOJE”. Clique na aba “Resultados da pesquisa”, selecione os imóveis que deseja expor, clique em “Imprimir/Enviar/Exportar”, e em seguida, no portal de escolha no quadro “INTEGRAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS”. Se optar por “Gerar Arquivo Agora” o sistema não marcará a opção “Enviar automaticamente durante a madrugada”, ou seja, se houver nova entrada ou alterações nos dados dos imóveis, não haverá atualização no portal em questão. Cria-se um arquivo XML que deve ser salvo no computador. Se optar por “Agendar envio automático”, os imóveis ficarão disponibilizados no portal e serão atualizados automaticamente conforme necessidade (em torno de 3h da manhã).

2. A maneira a seguir é recomendada aos casos em que há limite de anúncios. Acesse o menu “Cadastros – Imóveis” e busque por um imóvel que deseja divulgar. Clique em “Integração com Portais”. Identifique o portal ao qual deseja conectar-se e clique na checkboxEnviar” na linha correspondente. Se o imóvel em questão for destaque, assinale a opção equivalente; se for super destaque, marque a checkbox correspondente. Vale lembrar que um imóvel não pode ser destaque e super destaque concomitantemente. Caso ocorra marcação de ambas, o sistema priorizará o critério “destaque”. Clique em “Gravar”.

Através do sistema é possível, ainda, fazer o controle dos imóveis vinculados a portais. Para tanto, vá ao menu “Consultas – Relatório de Integração com Portais”. Faça uso dos filtros de acordo com a necessidade e clique em “Gerar Relatório”.

Ufa! As operações descritas, embora exijam tantos caracteres pra explicação, são bastante simples e facilitam o controle dos anúncios, a fim de que não haja desperdício do investimento! Em caso de dúvida, entre em contato com o nosso suporte.

Talvez você se interesse por: