Ataques cibernéticos

Ataques cibernéticos

Ataques cibernéticos

No último mês identificamos alguns episódios de lentidão e, eventualmente, quedas do sistema. O porquê a gente explica: ataques cibernéticos! Quem não lida com esse universo virtual rotineiramente logo imagina um enredo de filme de ficção científica, mas infelizmente as invasões online são uma realidade. Segundo o G1, o número de ataques cibernéticos que tentam derrubar sites e outros serviços conectados subiu 264% em 2017 no Brasil. Esse tipo de golpe passou a ser o segundo mais aplicado contra serviços brasileiros. Os dados são do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Segurança no Brasil), organização que acompanha incidentes de segurança no mundo virtual brasileiro.

Tais incidentes são conhecidos como ataques de negação de serviço (ou DoS, sigla em inglês para Denial of Service). O passo inicial de um ataque é a formação de um exército de máquinas. Primeiramente, um grande número de aparelhos conectados são infectados com um programa malicioso, que os transforma em integrantes de uma "rede zumbi", as chamadas "botnet". Com isso, os aparelhos passam a ser controlados por cibercriminosos, que mandam as "máquinas zumbis" acessarem de forma artificial o sistema a ser sobrecarregado. O objetivo é enviar solicitações de acesso até que seja impossível o serviço atender a todas e saia do ar.

Trocando em miúdos, não se trata de uma invasão do sistema, mas sim da sua invalidação por sobrecarga. Força-se o sistema vítima a reinicializar ou consumir todos os recursos (como memória ou processamento, por exemplo) de forma que ele não possa mais fornecer seu serviço.

Graças à tecnologia da Atoda Sistemas foi possível proteger o banco de dados do ataque ao sistema operacional (o que ocasionou os efeitos citados). Tomamos as precauções e medidas necessárias para normalizar as atividades e garantir a segurança das informações. Atualmente o funcionamento do sistema encontra-se estável e o AGI pronto para ser a melhor ferramenta de gestão imobiliária!

Fonte: G1

Talvez você se interesse por: